domingo, 10 de abril de 2011

O MUNDO DO TRABALHO NO COMANDO DA EDUCAÇÃO DE UMA SOCIEDADE GLOBALIZADA

A globalização reflete as mudanças sociais, políticas e econômicas, trazendo riscos e oportunidades. Com o surgimento desta concentra-se a renda e aumenta a exclusão social. Os países ricos continuam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, o que influencia diretamente na educação.
As classes menos privilegiadas retratam o fracasso escolar onde a maioria dos indivíduos não conclui nem ao menos o ensino fundamental. Este fato faz com que o mercado não consiga sua mão-de-obra qualificada e o desenvolvimento científico e tecnológico fique aquém dos continentes menos desenvolvidos.
Com a globalização e as mudanças ocorridas no setor capitalista a formação superior vem assumindo o papel da formação de profissionais capazes de gerar novas tecnologias a serviço do capital produtivo.
A formação profissional no ensino convencional está em descompasso com a prática profissional, isto é em todos os níveis, o que podemos considerar que a escola forma o trabalhador, mas é a empresa que qualifica o trabalho.
A expansão do ensino superior vem propagando maiores oportunidades de acesso a educação superior, mesmo sendo esta privada; o que reflete na preocupação da qualidade destes cursos de uma educação excludente.
A função do ensino superior era a formação especializada para atender a qualificação profissional para todos os campos da economia.
A exigência de um conhecimento mais amplo tornou-se uma necessidade do mundo do trabalho no qual a formação continuada inter e multidisciplinar tornou-se fator fundamental das mudanças ocorridas no mercado profissional e intelectual. Exigem-se mais competências e habilidades que vão além da satisfação pessoal, passa a ser trabalhado as atividades em grupo e a socialização do trabalho.
A educação no contexto geral foi se especificando a partir da necessidade de mudanças ocorridas no mundo capitalista industrial. Necessitava-se de uma mão-de-obra qualificada de uma força de trabalho, que para o funcionamento da sociedade, a escola deveria assumir o papel de inserir este indivíduo no mundo do trabalho atendendo necessidades individuais e coletivas.
O papel da escola contemporânea seria despertar no individuo o interesse pela busca do conhecimento do aprender a ser, viver e conviver, em um mundo de idéias prontas e acabadas, manipuladoras de seres que estão sendo formados numa ótica extremamente robotizada e excludente.

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