sexta-feira, 29 de abril de 2011

A EVOLUÇÃO DO MARKETING AMBIENTAL

Vivemos numa época de mudanças rápidas e intensas, momento de reflexão das relações humanas acerca dos valores, visando sempre um mundo melhor. Nossas necessidades precisam ser satisfeitas, mas é preciso considerar também as necessidades das gerações futuras.
Foi no século XX, que ocorreu a necessidade de preocuparmos mais com o meio ambiente, bem como refletir sobre a nova sociedade do consumo e sobre todos os desgastes sofridos pelo meio ambientes, perante o avanço da poluição e do desperdício que cada vez mais tem ganhado importância nos debates sócio-econômicos. A emergência de construir um mundo melhor, no qual haja qualidade de vida e trabalho digno para todos, está aos poucos conscientizando as pessoas em consumir produtos ecologicamente corretos.
Nesse sentido o marketing ambiental ganha importância, já que este é um conjunto de técnicas e aplicações que visa atender as necessidades e desejos dos consumidores que possuem consciência ecológica, sobretudo planejando e desenvolvendo um mercado e sociedade sustentável.
O marketing ambiental nas empresas é utilizado como ferramenta para projetar a imagem da mesma a respeito de sua capacidade de produzir e distribuir seus produtos de forma sustentável. Em cadeia, todo o planejamento de marketing ambiental destaca o valor da empresa desde a coleta de insumos e fabricação do produto até a sua exposição no mercado de maneira ecologicamente correta.
No âmbito empresarial ainda pode ser definido como um gestor que busca antever as exigências ambientais dos consumidores, mantendo a margem do lucro empresarial sustentável. Atualmente, além das correntes de pensamento e preocupações com o meio ambiente, o consumidor possui largo acesso à informação, que o capacita a valorizar os benefícios de um produto que respeita o meio ambiente e a saúde de quem o consome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário